Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social.
A obra do psicólogo ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e é uma das mais estudadas pela pedagogia contemporânea
O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) morreu há mais de 70
anos, mas sua obra ainda está em pleno processo de descoberta e debate
em vários pontos do mundo, incluindo o Brasil. "Ele foi um pensador
complexo e tocou em muitos pontos nevrálgicos da pedagogia
contemporânea", diz Teresa Rego, professora da Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo.
Ela ressalta, como exemplo, os pontos de
contato entre os estudos de Vygotsky sobre a linguagem escrita e o
trabalho da argentina Emilia Ferreiro, a mais influente dos educadores
vivos.
A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu
curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos
educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento
intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações
sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou
de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou
sociointeracionismo.
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